top of page

REGULAMENTO
Rota dos Ganhões

CLÁUSULA LEGAL

A assinatura da inscrição dos participantes, dos seus pais, ou dos seus tutores no caso de ser menor de 18 anos de idade, implica ter lido, entendido e adquirido os compromissos que se seguem.

Reúno as condições físicas e psicológicas para o esforço inerente à prova em que irei participar. Eximo de toda a responsabilidade que possa surgir da participação no evento, tal como a perda de objetos pessoais por roubo ou outras circunstâncias e o perigo de prejuízo para a organização, os sponsors e patrocinadores comerciais, colaboradores, e outras empresas ligadas à organização.

Declino tomar qualquer ação legal, não limitada ao risco das lesões que possam surgir, causadas pela participação no evento. Autorizo os organizadores do evento a fazer uma gravação total ou parcial da minha participação através de fotografias, filmes, televisão, rádio, vídeo ou qualquer outro meio. Cedo todos os direitos relativos à exploração comercial e de publicidade que considerem oportuno exercitar; sem direito da minha parte de receber qualquer compensação económica.

É garantido aos participantes, nos termos lei nº 67/98 de 26 de Outubro de 1998, o acesso aos seus dados, podendo solicitar por escrito junto da organização a sua atualização, correção ou eliminação.

 

 

Apresentação

A Rota dos Ganhões, apresenta-se como uma experiência de contacto com a natureza através de um itinerário de cerca de 50km na Serra D’Ossa. Percorrendo estradões, caminhos rurais e trilhos, subindo aos pontos mais nobres da Serra.

 

A 7ª edição da Rota dos Ganhões, realiza-se no dia 1 de Dezembro (domingo), de 2024.

 

A partida acontece no Parque de Feiras e Exposições, onde se realiza o evento gastronómico Cozinha dos Ganhões, (gastronomia, vinhos, artesanato e animação cultural). Esta iniciativa tem como principal objetivo a promoção turística do concelho, valorizando as tradições e os costumes de Estremoz e do Alentejo…

Esta edição da Rota dos Ganhões é constituída por checkpoints, os participantes podem inscrever-se somente em duplas (equipas 2 elementos), podendo optar por competir ou usufruir dos tracks de GPS fornecidos pela organização, sendo apenas competitivo as ligações entre os checkpoints. É obrigatório os participantes autenticarem a passagem em todos os checkpoints.

Neste desafio a navegação será feita por orientação GPS e em autonomia.

 

 

 

Inscrições

As inscrições têm início dia 1 de Setembro, através do preenchimento e envio do formulário existente “on-line” no formulário do  Google Forms  e estão limitadas a 100 duplas (equipas), 200 participantes no total.

As inscrições só serão validadas após a receção do respetivo pagamento que tem de ser efetuado até às 23h59m da data limite (27 de Novembro de 2024).

Podem participar equipas de 2 elementos de ambos os sexos ou mistas.

 

Valor de Inscrição: 25€ por Equipa (Dupla)

 

Pagamento por transferência bancária:

Caixa de Crédito Agrícola

Associação BTTMOZ-SDT

IBAN: PT50 0045 6170 4023 1900 4066 7

MBWAY: +351 960 024 651

Confirmações através de envio de comprovativo para o email: provas.sdt@gmail.com

A inscrição confirmada dá direito a:

• Seguros de acidentes pessoal e responsabilidade civil;

• Troféu para os primeiros classificados;

• Abastecimentos no decorrer da Rota;

• Controlo de partida e de chegada;

• Tracks de GPS;

• Reforço alimentar antes da partida (barras + fruta + bebidas);

 Anulações e Devoluções

As devoluções e anulações das pré-inscrições, estão sujeitas a despesas administrativas de 6.00€.

As inscrições não confirmadas nos prazos e condições indicadas serão canceladas.

As inscrições são definitivas, a partir do dia 29 de Novembro de 2024.

 

Navegação no trajeto

O uso de GPS

Todo o percurso é realizado através de GPS. Todos os participantes/equipas terão de ter pelo menos um equipamento de navegação, garantindo a segurança numa jornada que se quer divertida.

A utilização deste equipamento é a única forma de se guiarem no percurso e também o único meio para comunicarem com exatidão a vossa posição em caso de incidente bem como confirmar a exata realização de todo o percurso.

 

Aconselhamos o uso de equipamentos com características Outdoor; que se possam molhar, que resistam ao pó e a possíveis quedas e tenham autonomia de bateria para pelo menos 6 horas em contínuo.

Atenção que os smartphones normalmente não asseguram esse tempo de autonomia.

A organização, dois dias antes da prova, enviará a todos os inscritos um ficheiro digital denominado de track que contém todo o percurso da prova a realizar.

Assim sendo, poderá ter contacto com os locais de passagem usando ferramentas simples como o Google Earth.

 

No dia da prova, só têm que escolher o track e seguir em modo de gravação, isto de modo a que caso haja dúvidas a organização pode solicitar que os participantes forneçam o histórico do percurso realizado, no dia da prova, para confirmação do mesmo.

Equipamentos Obrigatórios

• Bicicleta de BTT e capacete – obrigatório o uso em todo o percurso (mesmo a pé).

• Equipamento GPS

• Kit reparação, câmara-de-ar de reserva para bicicleta e equipamento para insuflar.

• Telemóvel com baterias carregadas, com números da organização gravados. (os números estarão no guia do participante)

• Sistema de hidratação e autonomia de alimentação para toda a prova.

Aviso

Haverá uma penalização por falta ou inoperacionalidade dos telemóveis por parte dupla (equipa), durante o decorrer da prova, de 1 hora por cada vez que a falta for detectada (desde que esta não seja comprovadamente por falta de cobertura de rede).

 

Pontos de Apoio Transição/Auto-suficiência e Abastecimentos

As equipas só podem receber apoios nos Postos de Controlo identificados para tal, estes postos serão indicados no guia do participante.

 

Assistência de terceiros

A assistência de terceiros só será permitida em postos de controlo designados e poderá ser fornecido água ou alimento, ou equipamentos mecânicos.

 

Transporte de equipamentos

A organização assegurará o transporte das bicicletas, sempre que necessário, de forma cuidada e segura.

 

Grelha de Partida Prémios e Classificações

As partidas podem ser feitas entre as 08h00 e as 9h00 sendo que cada equipa, deverá autenticar a partida junto da (Meta/Partida). A hora de partida (inicio do percurso) fica ao critério de cada equipa, quando entender, dentro do horário estipulado.

 

 

Prémios

  • 1ª, 2ª, 3ª Equipa Masculina

  • 1ª, 2ª, 3ª Equipa Feminina

  • 1º, 2ª, 3ª Equipa Mista (elemento masculino + feminino)

  • Prémio KOM

 

Organização

A prova é promovida pela Câmara Municipal de Estremoz e organizada pela associação BTTMOZ-SDT (Sobe e Desce Team)

São elementos da Organização:

• Direção;

• Secretariado;

• Controladores de passagem e horários.

 

A Direção e os Controladores são “juízes de facto” , pelo que as suas decisões são soberanas.

Os elementos da Organização estarão devidamente identificados através de equipamento próprio.

 

Responsabilidade e Segurança

As provas de BTT de longa duração, em geral enquadram-se numa modalidade desportiva que requer cuidados específicos de preparação.

Assim, a Organização alerta os participantes que não é responsável pela respetiva saúde e integridade física, bem como por quaisquer danos pessoais e/ou materiais.

 

A Rota dos Ganhões disputa-se em percurso aberto, pelo que os participantes devem estar conscientes que irão cruzar-se com gado, animais selvagens e outros utilizadores do percurso, como é o caso de caminhantes, outros ciclistas, cavaleiros ou até viaturas motorizadas de 2 ou 4 rodas.

Nestas circunstâncias é sobre os participantes que recai a responsabilidade pelo respetivo comportamento e atitude, sendo obrigatório que respeitem escrupulosamente as regras de trânsito nos locais onde o percurso atravessa e/ou circula.

Os atletas que disputam a prova em dupla (equipa), terão que se deslocar no terreno em conjunto, sendo a validação da passagem da equipa nos diferentes postos de controlo, realizada apenas quando a equipa se apresente completa.

Se por qualquer razão um participante decidir desistir da Prova, terá de imediato de informar a Organização, o que poderá ser feito em qualquer posto de controlo ou também via telefónica para um dos números indicados no frontal.

A não informação da Organização em caso de desistência poderá despoletar meios de procura e resgate, cujos eventuais custos serão imputados ao(s) participante(s) que negligenciou em informar da sua desistência.

Por questões de segurança, é estabelecido o limite de 7 horas  para cumprimento do percurso.

A ter em conta que este não será o tempo de deslocação, mas sim o tempo total, contabilizando deslocação e paragens para alimentação, eventuais avarias, pausas para descanso, etc.

Se eventualmente existirem locais onde a linha do “track” não for coincidente com o caminho existente no terreno (possível margem de erro, latência do dispositivo, etc.), os participantes deverão avaliar a sua posição relativa e seguir pelo caminho existente.

Cada atleta é responsável pelo funcionamento e manuseamento, do respetivo equipamento GPS. O mesmo se aplica à manutenção e preservação de dados e da carga das respectivas baterias.

 

Seja por vontade própria, ou por fatores externos, o não cumprimento do percurso implica desclassificação do(s) participante(s) em causa, sem prejuízo para os outros.

Aditamentos

Ao presente regulamento poderão ser efetuados aditamentos que serão igualmente publicados na página principal do site do evento ou afixados no secretariado, bem como dados a conhecer na reunião com os participantes, ou ainda, eventualmente, distribuídos a todos os participantes.

Casos Omissos

Os casos omissos serão analisados pela organização que será soberana nas suas decisões.

Revisto a 06/11/2024

bottom of page